terça-feira, 23 de março de 2010

Atenção!!

LEMBRAR DE FAZER AS DUAS MEDIDAS DE EFICIÊNCIA DE "METODOLOGIA CIENTÍFICA". JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS AS DUAS MAGISTER- UNIT ONLINE!

-----------------------------------------------------------------------------------------------
ENVIAR PARA O EMAIL DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS OS NOMES DOS GRUPOS QUE AINDA FALTAM!

------------------------------------------------------------------------------------------------
PARA OS QUE FALTARAM DIA 23/03 = JÁ FOI ENTREGUE O FICHAMENTO DE EPISTEMOLOGIA!
------------------------------------------------------------------------------------------------
FAZER TRABALHO DE PSICOBIOLOGIA/ FAZER UMA RESENHA SOBRE O FILME "HOMEM DAS CAVERNAS" QUE ELA PASSOU EM SALA DE AULA.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
ENTREGAR TRABALHO DE"PROCESSOS PSICÓLOGICOS BÁSICOS 1 SOBRE PERCEPÇÃO E
MEMÓRIA E O TRABALHO DE TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO EM GRUPO (A SEGUNDA ME DE TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO)
---------------------------------------------------------------------------------------

Atenção!!!!!

PARA QUEM AINDA NÃO ASSINOU A LISTA DOS GRUPOS NA MATÉRIA DE "PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO" ASSINAR URGENTEMENTE!

OBRIGADO!

William James(eu, self, ego) e (consciência)

"Em primeiro lugar,James interroga os limites daquilo que é chamado de "self", "eu" ou "ego"(os três termos são usados de forma intercambível, sem distinção conceitual nítida), em oposição ao mundo circundante.Em sua concepção, o self não é algo como uma esfera polida, com um espaço interior no qual cabem coisas, e mergulhada em um mundo que a delimita externamente. O eu, afirmou James, é apenas "o nome de uma posição"; uma espécie de perspectiva individual privilegiada a partir da qual o mundo é medido em suas distâncias.Em segundo lugar, James concebe tais distâncias- por exemplo, a distância entre o que é "aqui" e "ali"- em função das ações individuais sobre o ambiente: onde o indivíduo age é o aqui ou, em outro exemplo possível, o momento em que ele age é o "agora", contraposto ao momento de ação passada ou de uma ação que ainda acontecerá. Em razão disso, James constrói uma noção de self caracterizada por certa fluidez: sem limites estabelecidos previamente e com as referências básicas de tempo e espaço definidas em função das ações das quais esse mesmo self é autor.Em outras palavras, o self não existe como uma estrutura com certa organização psíquica, antes de suas ações, ao contrário, ele passa a existir em função de suas ações sobre o ambiente!"

A consciência para William James

"A consciência não se apresenta, para ela mesma, cortada em pequenos pedaços. Palavras tais como "cadeia" ou "sucessão" não a descrevem adequadamente, tal qual ela se apresenta em primeira instância. Ela não é algo agregado; ela flui. Um "rio" ou um "fluxo" são as metáforas pelas quais ela é mais naturalmente descrita. Ao falar dela, daqui por diante, vamos chamá-la de fluxo do pensamento, da consciência ou da vida subjetiva"

Obs: Os maiores detalhes estão na própria apostila de "Psicologia, ciência e profissão".

Debater em "comentários" abaixo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Em que Charles Darwin contribuiu para a psicologia dos funcionalistas?

" A teoria da evolução fez surgir a estimulante possibilidade de uma continuidade no funcionamento mental entre os homens e os animais inferiores. Embora amplamente anatômicas, as provas sugeriam com vigor haver continuidades no desenvolvimento do comportamento e dos processos mentais. Se a mente humana tinha evoluído a partir de mentes mais primitivas, existiriam semelhanças no funcionamento mental dos homens e dos animais. A separação entre animais e homens proposta dois séculos antes por Descartes estava assim exposta a um sério questionamento, e o estudo do comportamento animal podia agora ser considerado vital para uma compreensão do comportamento humano. Os cientistas voltaram-se para a pesquisa do funcionamento mental animal, introduzindo um novo objeto no laboratório de psicologia. Esse novo campo de psicologia animal iria ter amplas implicações. "

" A teoria evolutiva provocou também uma mudança no objeto de estudo e no objetivo da psicologia. O foco dos estruturalistas era a análise do conteúdo consciente. A obra de Darwin inspirou alguns psicólogos, em especial norte-americanos, a levar em conta as possíveis funções da consciência. Isso parecia a muitos investigadores mais importante do que a determinação dos elementos da consciência. Assim, à medida que a psicologia ia se voltando mais e mais para o modo do funcionamento do organismo em sua adaptação ao ambiente, a pesquisa detalhada de elementos mentais começava a perder o seu atrativo"

" A teoria de Darwin também influenciou a psicologia ao ampliar a metodologia que a nova ciência podia legitimente usar. Os metódos empregados no laboratório de Wundt em Leipzig derivavam primariamente da psicologia da fisiologia, em especial dos metódos psicofísicos de Fechner. Os metódos de Darwin que produziam resultados a aplicavéis tanto ao homem como aos animais, em nada se pareciam com técnicas de base fisiológica. Seus dados advinham de uma variedade de fontes, incluindo a geologia, arqueologia, demografia, observações de animais selvagens e domésticos, e pesquisas sobre a criação dos animais. A sua teoria era apoiada por informações vindas de todos esses campos."


A importância de Francis Galton para a psicologia funcional!

"Galton aplicou efetivamente o espírito da evolução à psicologia com o seu trabalho sobre os problemas da herança mental e das diferenças individuais na capacidade humana. Antes dos esforços de Galton, o fenômeno das diferenças individuais não tinha sido considerado um objeto de estudo necessário na psicologia, o que era uma séria omissão. Só umas poucas tentativas isoladas tinham sido feitas, principalmente por Weber, Fechner e Helmholtz, que tinham relatado diferenças individuais em seus resultados experimentais, mas não as tinham investigado de modo sistemático. Wundt e Titchner, por sua vez, não as consideravam parte da psicologia."

Herança Mental:
"O primeiro livro de Galton que teve importância para a psicologia foi Hereditary Genius (Gênio Hereditário), publicado em 1869. Nele, Galton procurou demonstrar que a grandeza individual ou gênio ocorria com frequência demasiado grande no interior de famílias para ser explicada por influências ambientais. Sua tese é, em resumo, que homens eminentes têm filhos eminentes. Em sua maior parte, os estudos biográficos relatados no livro eram pesquisas sobre a ancestralidade de pessoas importantes como cientistas e médicos. Seus dados revelaram que toda pessoa famosa herdava não apenas o gênio como uma forma específica de geneliadade. Por exemplo, um grande cientista nascia numa família que alcançara proeminência na ciência. O objetivo de Galton era encorajar o nascimento de indivíduos mais eminentes ou capazes e desencorajar o nascimento dos incapazes. Para ajudar a atingir essa meta, ele fundou a ciência da eugenia (a ciência que trata dos fatores capazes de aprimorar as qualidades hereditárias da raça humana), afirmando que os seres humanos, assim como os animais, podiam ser aperfeiçoadaos por seleção artificial. Ele acreditava que, se os homens e mulheres de talento considerável fossem selecionados e acasalados por sucessivas gerações, seria produzida uma raça de pessoas altamente dotadas. Propunha Galton que se desenvolvessem testes de inteligência a ser usados na escolha dos homens e mulheres mais brilhantes para o acasalamento seletivo, recomendando que quem alcançasse os níveis mais altos nos testes devia receber incentivos financeiros para se casar e ter filhos.(É interessante o fato de Galton, que fundou a eugenia e acreditava que só as pessoas muito inteligentes deviam se reproduzir)


Debater em "comentários" abaixo

domingo, 21 de março de 2010

O funcionalismo: Influências Anteriores "Psicologia, Ciência e Profissão"

"A psicologia funcional, como sugere o nome, se interessa pela mente tal como esta funciona ou é usada na adaptação do organismo em seu ambiente. O movimento funcionalista se concentrou numa questão prática: O que os processos mentais realizam? Os funcionalistas estudavam a mente não do ponto de vista como sua composição ( Estrutura de elementos mentais),mas como um conglomerado de funções ou processos que levam as consequências práticas do mundo."


"Os estudos da mente feitos por Wundt e Titchner nada revelavam das consequências ou resultados da atividade mental. Nem aspiravam a isso, pois essa meta utilitária não era compatível com sua abordagem da psicologia como ciência pura. O funcionalismo, na qualidade de primeiro sistema exclusivamente americano de psicologia, foi um protesto deliberado contra a psicologia de Wundt e o estruturalismo de Titchener, vistos como demasiado estreitos e restritos. Eles não conseguiam responder as perguntas que os funcionalistas faziam: O que a mente faz? Como ela o faz?"


"O desenvolvimento histórico do funcionalismo, ao contrário do estruturalismo, foi promovido por líderes intelectuais com vários interesses e formações.Pode-se atribuir parcialmente a essa base diversificada o fato de o funcionalismo, ao contrário do estruturalismo, não ter estagnado nem declinado..." "Influencias anteriores do funcionalismo: Charles Darwin, Francis Galton e dos primeiros estudiosos do comportamento animal.." " A atual psicologia americana é funcionalista tanto em termos de orientação como de atitude. Evidencia-o a ênfase nos testes, na aprendiza-
gem, na percepção e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptação e o nosso ajustamento ao ambiente"

Obs: A diferença existente entre os funcionalistas e os estruturalistas é que ambos possuíam interesses diferentes, enquanto um se preocupava com a constituição mental(estruturalismo) outros se questionavam sobre a questão do funcionamento mental( funcionalismo).

Debater em "comentários" abaixo... próximo post a continuação.

Trabalhos!

Trabalho de Processos Psicológicos básicos 1
Trabalho de Técnicas de observação em grupo
Fichamento de Epistemologia a ser entregue!
Trabalho a ser anunciado de Psicologia, Ciência e Profissão!
Trabalho de Anatomia em grupo!