terça-feira, 23 de março de 2010

William James(eu, self, ego) e (consciência)

"Em primeiro lugar,James interroga os limites daquilo que é chamado de "self", "eu" ou "ego"(os três termos são usados de forma intercambível, sem distinção conceitual nítida), em oposição ao mundo circundante.Em sua concepção, o self não é algo como uma esfera polida, com um espaço interior no qual cabem coisas, e mergulhada em um mundo que a delimita externamente. O eu, afirmou James, é apenas "o nome de uma posição"; uma espécie de perspectiva individual privilegiada a partir da qual o mundo é medido em suas distâncias.Em segundo lugar, James concebe tais distâncias- por exemplo, a distância entre o que é "aqui" e "ali"- em função das ações individuais sobre o ambiente: onde o indivíduo age é o aqui ou, em outro exemplo possível, o momento em que ele age é o "agora", contraposto ao momento de ação passada ou de uma ação que ainda acontecerá. Em razão disso, James constrói uma noção de self caracterizada por certa fluidez: sem limites estabelecidos previamente e com as referências básicas de tempo e espaço definidas em função das ações das quais esse mesmo self é autor.Em outras palavras, o self não existe como uma estrutura com certa organização psíquica, antes de suas ações, ao contrário, ele passa a existir em função de suas ações sobre o ambiente!"

A consciência para William James

"A consciência não se apresenta, para ela mesma, cortada em pequenos pedaços. Palavras tais como "cadeia" ou "sucessão" não a descrevem adequadamente, tal qual ela se apresenta em primeira instância. Ela não é algo agregado; ela flui. Um "rio" ou um "fluxo" são as metáforas pelas quais ela é mais naturalmente descrita. Ao falar dela, daqui por diante, vamos chamá-la de fluxo do pensamento, da consciência ou da vida subjetiva"

Obs: Os maiores detalhes estão na própria apostila de "Psicologia, ciência e profissão".

Debater em "comentários" abaixo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não entendo muito bem sobre isso de self, alguém poderia me explicar melhor?

eu disse...

assim não sei dizer de forma bem explicada nao, mas assim o self é a noção de si mesmo. Uma vez que você capta essa noção, você está captando o self, ou o seu eu, ou o seu ego. Não distinções no conceito de nenhum desses.
Adorei esse blog, vai dar pra a gente estudar mais.

adrison disse...

existem 3 tipos de "self" eu conheço bem apenas 2 self espiritual, que é o pensamento que vc tem de vc mesmo, como se achar feio,baixo, gordo, ou magro. e tem o self social que é o que os outros pensam de vc, e isso afeta no seu interno como exemplo. Vc sai para a rua e acha que esta bem vestido e elegante, mas passa por alguem que fala que vc esta feio com uma roupa bem velha.Dai vc ja muda a imagem que vc tem de vc. Deixando afetar no seu self espiritual, vc acaba voltando para casa e acha que realmente esta feio. O self social é a imagem que as pessoas tem de vc. acho que deu para explicar...