domingo, 21 de março de 2010

O funcionalismo: Influências Anteriores "Psicologia, Ciência e Profissão"

"A psicologia funcional, como sugere o nome, se interessa pela mente tal como esta funciona ou é usada na adaptação do organismo em seu ambiente. O movimento funcionalista se concentrou numa questão prática: O que os processos mentais realizam? Os funcionalistas estudavam a mente não do ponto de vista como sua composição ( Estrutura de elementos mentais),mas como um conglomerado de funções ou processos que levam as consequências práticas do mundo."


"Os estudos da mente feitos por Wundt e Titchner nada revelavam das consequências ou resultados da atividade mental. Nem aspiravam a isso, pois essa meta utilitária não era compatível com sua abordagem da psicologia como ciência pura. O funcionalismo, na qualidade de primeiro sistema exclusivamente americano de psicologia, foi um protesto deliberado contra a psicologia de Wundt e o estruturalismo de Titchener, vistos como demasiado estreitos e restritos. Eles não conseguiam responder as perguntas que os funcionalistas faziam: O que a mente faz? Como ela o faz?"


"O desenvolvimento histórico do funcionalismo, ao contrário do estruturalismo, foi promovido por líderes intelectuais com vários interesses e formações.Pode-se atribuir parcialmente a essa base diversificada o fato de o funcionalismo, ao contrário do estruturalismo, não ter estagnado nem declinado..." "Influencias anteriores do funcionalismo: Charles Darwin, Francis Galton e dos primeiros estudiosos do comportamento animal.." " A atual psicologia americana é funcionalista tanto em termos de orientação como de atitude. Evidencia-o a ênfase nos testes, na aprendiza-
gem, na percepção e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptação e o nosso ajustamento ao ambiente"

Obs: A diferença existente entre os funcionalistas e os estruturalistas é que ambos possuíam interesses diferentes, enquanto um se preocupava com a constituição mental(estruturalismo) outros se questionavam sobre a questão do funcionamento mental( funcionalismo).

Debater em "comentários" abaixo... próximo post a continuação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!
para a turma isso vai ser valioso!

Unknown disse...

ficou muito resumido faltou:
precursores;
principais autores;
conceitos e definições propostos;
métodos de estudo;
campos de aplicação;

Unknown disse...

Tem como você por?